Conheça nossas soluções

Pesquisa salarial e de benefícios

 

Relatório comparativo dos cargos chave e respectivos salários e benefícios de acordo com a localidade e o segmento de atuação da empresa patrocinadora. Trata-se do processo de identificação junto ao cliente dos cargos, mercado e empresas a serem avaliados. Em seguida é realizada uma pesquisa de mercado e um levantamento junto as empresas convidadas. As informações recebidas são consolidadas e analisadas. Por fim, emitimos ao cliente um relatório com tabelas e gráficos comparativos, além de uma análise complementar.

Plano de cargos e salários

 

Consiste em uma remodelagem ou estruturação completa dos cargos e salários da companhia e uma análise de custos inerentes à adequação. O objetivo é alinhar a importância interna com as melhores práticas de mercado, de acordo com a localidade e segmento de atuação, criando um plano de carreira apropriado e tornando a organização mais competitiva e atrativa, além de estimular a retenção e autodesenvolvimento dos colaboradores. A metodologia de elaboração do plano consiste: no levantamento de todas as atividades da empresa; definição da estrutura dos cargos; aplicação de um sistema de pontos para avaliação e classificação dos cargos pelo cliente através de um comitê; realização de pesquisa salarial dos cargos chave; fazer correlações entre a avaliação interna do cargo e seu valor no mercado para definição da curva salarial; definição da estrutura salarial; elaboração de propostas de enquadramento e respectivos impactos financeiros.

Em meio a um mundo globalizado e dinâmico, as empresas precisam se empenhar para contratar e manter talentos capazes de agregar valor à organização, pois são responsáveis pelo desempenho e sucesso do negócio.

 

A administração de Cargos e Salários é o alicerce para Gestão de Pessoas. Através de ferramentas e metodologias específica, alinhadas a pesquisas e análises dos ambientes internos e externos à organização, são definidas estruturas adequadas de cargos e salários. O processo contempla a descrição dos cargos, os requisitos de cada função, uma tabela salarial adequada ao ramo e localidade de atuação, o detalhamento dos benefícios e a definição dos critérios de promoção e desenvolvimento de carreira.

 

Essa ferramenta é base para os demais subsistemas de RH e visa garantir o enquadramento dos colaboradores aos cargos e uma remuneração justa e competitiva. Ela dá subsídio às empresas no desenvolvimento de políticas salariais claras, objetivas e pautadas em equidade e transparência.

 

O planejamento, implantação e manutenção de um sistema efetivo de Gestão de Pessoas, contribuem para a atração e retenção de profissionais e estimulam o autodesenvolvimento, além de prevenir passivos trabalhistas, conforme previsto no artigo 461 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

 

Cargos e Salários (C&S)